Passou pelo primeiro, passou pelo segundo, chutou... Knooooool!
Em breve, poderemos ter um novo e forte concorrente à Wikipedia. O desafiante é o projeto Knol, desenvolvido pela Google, a grande empreendedora da rede.
Contam a favor da empresa sua experiência em pesquisas, com mecanismos inteligentes e otimizados, além da imensa estrutura de armazenamento e rede disponível. Podemos até mesmo ignorar os milhões e milhões de dólares disponíveis para investimento.
A financeiramente combalida Wikipedia já pede socorro há algum tempo. Como organização sem fins lucrativos, gratuita, depende da boa vontade das pessoas para continuar se desenvolvendo, e até mesmo existindo.
Certamente no Knol seremos expostos aos tradicionais anúncios patrocinados, comuns em outros google-serviços. É a forma deles se patrocinarem. Havia a desconfiança da existência de um acordo de bastidores para privilegiar o conteúdo da enciclopédia gratuita, posicionando-o mo início dos resultados de pesquisa. Terá o acordo realmente existido?
Pelo surgimento da iniciativa da Google, parece que não...
Talvez fosse mais interessante a união de forças. Serem permitidos na Wikipedia os anúncios patrocinados, seria bom para ambos os lados. Quem sabe, o apoio estrutural da Google, investindo em uma iniciativa bem difundida. As restrições mais rígidas a autoria poderiam ser adotadas, assim como o mecanismo inteligente de consulta, prometidos no novo projeto.
O canibalismo de serviços, com o adensamento de opções em uma única companhia, não é saudável em nenhum aspecto. Em tempos de Web 2.0, a melhor de todas as invenções é a colaboração.
A Google resta tomar cuidado de não marcar um gol contra.
Em breve, poderemos ter um novo e forte concorrente à Wikipedia. O desafiante é o projeto Knol, desenvolvido pela Google, a grande empreendedora da rede.
Contam a favor da empresa sua experiência em pesquisas, com mecanismos inteligentes e otimizados, além da imensa estrutura de armazenamento e rede disponível. Podemos até mesmo ignorar os milhões e milhões de dólares disponíveis para investimento.
A financeiramente combalida Wikipedia já pede socorro há algum tempo. Como organização sem fins lucrativos, gratuita, depende da boa vontade das pessoas para continuar se desenvolvendo, e até mesmo existindo.
Certamente no Knol seremos expostos aos tradicionais anúncios patrocinados, comuns em outros google-serviços. É a forma deles se patrocinarem. Havia a desconfiança da existência de um acordo de bastidores para privilegiar o conteúdo da enciclopédia gratuita, posicionando-o mo início dos resultados de pesquisa. Terá o acordo realmente existido?
Pelo surgimento da iniciativa da Google, parece que não...
Talvez fosse mais interessante a união de forças. Serem permitidos na Wikipedia os anúncios patrocinados, seria bom para ambos os lados. Quem sabe, o apoio estrutural da Google, investindo em uma iniciativa bem difundida. As restrições mais rígidas a autoria poderiam ser adotadas, assim como o mecanismo inteligente de consulta, prometidos no novo projeto.
O canibalismo de serviços, com o adensamento de opções em uma única companhia, não é saudável em nenhum aspecto. Em tempos de Web 2.0, a melhor de todas as invenções é a colaboração.
A Google resta tomar cuidado de não marcar um gol contra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário