terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Cuidado

Cautela e caldo de galinha não fazem mal a ninguém, já preconizavam nossas avós.

A democracia é sustentada em pilares muito bem definidos, oriundos dos direitos das partes, mas possuir direitos implica em deveres e respeito a certos preceitos.

Representatividade é um dos pilares. Para nosso desalento, esse é um pilar abalado na sociedade brasileira. Os mandos e desmandos, motivados por interesses pessoais e políticos, sobrepuseram os interesses da população e o resultado é descrédito!

O descuido é tanto, com esse bem de toda população, que passa a vigorar como normal, como por exemplo, na negociação de cargos por motivação escusa, ao invés de objetivar a capacitação do pretendente e o benefício resultante a comunidade.

Preocupa muitas pessoas a atual postura da impressa brasileira. Como guardiã da liberdade de expressão e o direito a informação, muitos de seus representantes têm demonstrado falta de cuidado na hora de exercê-los. Direitos trazem deveres e, nesse caso, um dos princípios é a ética na lida com a notícia.

A ética nem sempre está pautando a discussão... Versões parciais, divulgação de informações sigilosas, opiniões tendenciosas disfarçadas e uma grande lista de que a situação vai mal. Quais os limites para se obter uma notícia? Qual o preço da informação bem colocada?

Precisamos cuidar e cobrar o cuidado com nossos bens preciosos, conquistados com muita luta, por muitos brasileiros, em um passado recente. A imprensa não pode cair no descrédito, controlado pelo interesse de alguns poucos.

Àqueles preocupados com esse pilar, vale a lembrança do que ocorre com a pilar da política...

Nenhum comentário: