sábado, 8 de dezembro de 2007

Biônico

Nossos corpos são maravilhas da natureza, mas ainda assim são frágeis, se desgastam e são difíceis de recuperar.

Uma pequena parte nos faz uma falta enorme. A perda de um simples (como se pudesse sê-lo) dedo pode prejudicar seriamente a capacitação de uma pessoa. Alguém já refletiu a precisão e delicadeza do corriqueiro ato de segurar uma maçã?

Se levarmos em conta membros, ou órgãos, completos e complexos, sua perda compromete a própria vida. A natureza também se esqueceu de nos dar o dom das lagartixas ou estrelas do mar, para podermos nos regenerar quando necessário.

A ficção já sonhou muito com a construção de 'peças sobressalentes' para nossa máquina de carbono. O único porém é o ritmo da evolução de nossa ciência ser muito menor do que o ritmo da criatividade de escritores e artistas. Mas ela evolui...

Ao apresentar seu produto revolucionário, uma mão biônica, a empresa Touch Bionics acende alguma luz ao final do longo túnel da pesquisa em reabilitação.

Próteses dessa natureza tinham uma função muito mais estética do que funcional. Seu i-Limb system entrega muito mais do que beleza... Além dos inúmeros movimentos possíveis com a prótese, ela ainda desfruta de inúmeros sistemas inteligentes para adaptação ao usuário. Uma estupenda revolução tecnológica!

É um pequeno passo, mas na melhor direção possível. Esperamos ser um bom empurrão para acelerar esta e outras áreas de recuperação das pessoas. Mesmo ficando um tanto quanto eletrônicos, a luta e persistência pela sobrevivência digna enriquece nossa natureza humana.

Nenhum comentário: