sábado, 3 de novembro de 2007

Aférese

Doar sangue ainda não faz parte do vocabulário de boa parte dos brasileiros.

Apesar das diversas campanhas de divulgação, basta uma visita a Fundação Pró-Sangue, uma dos maiores centros de coleta da América Latina, para constatarmos a existência de muitas cadeiras de doação vazias.

Se já é difícil a doação de sangue, o que não dizer da doação de plaquetas por aférese. Muitos menos divulgada, até mesmo do que a doação de medula, ela é tão necessária quanto as outras.

Quando doamos sangue, as plaquetas são aproveitadas, mas a quantidade é pequena, afinal são apenas 450gr por doação.

O processo de doação por aférese retira apenas as plaquetas do sangue, permitindo a quase total retirada das plaquetas de uma pessoa. O organismo as reporá em apenas 2 dias, sem trazer prejuízo algum para o doador.

Assim como nos outros métodos, todo o material utilizado é descartável, garantindo total segurança. Os pré-requisitos são praticamente os mesmos dos para doação de sangue, mais uma certa pré-disposição anatômica, para facilitar o processo.

Plaquetas doadas são essenciais nos mais diversos tipos de tratamentos de tumores, como auxílio na reposição das perdidas pelo paciente em quimioterapia, por exemplo.

Divulguei em post passado a doação de sangue e agora faço campanha para aqueles que possam contribuir com a doação por aférese. Como a doação, não dói, não custa nada e pode ajudar muitas pessoas.

Propaguemos e fiquemos informados!

Nenhum comentário: