domingo, 18 de novembro de 2007

Interior

Experimente ir a qualquer cidade do interior do Brasil e participar de um missa na igreja local.

Há algum tempo, nas viagens que realizamos, fazemos essa visita, participativa e contemplativa. Ela nos permite experimentar a vivência da fé na sua forma mais sincera e pura.

Neste final de semana, mesmo Campos do Jordão estando longe de ser uma pequena cidade do interior, fomos visitar a igreja matriz. Participamos da missa matinal do domingo.

Lá estavam os violeiros, sanfoneiros e coro para embelezar a celebração. Verdade seja dita, um dos violeiros já trocou a viola por uma guitarra elétrica, simples, mas igualmente simples é sua devoção ao tocar.

As pessoas estão claramente arrumadas para a missa do domingo. Sacaram do armário a roupa reservada para o dia, dia especial, de oração e encontro, com Deus e com os amigos. A celebração faz jus a seu nome, celebração. Celebra-se a vida, as conquistas e os pesares.

Havia ações de graça de bodas de 62 anos, aniversários de 80 e 84 anos e pela pintura de igreja. A obra continua em andamento e demonstra o cuidado pela conservação do lugar de todos. Todos estão ali, de corpo e alma, participando.

Cada canto tradicional, evocado de um repertório presente na memória de todos, cada oração no mesmo tom, leva uma mensagem para bem longe, de esperança, fé e caridade. Antes, durante e depois da celebração a comunidade está em comunhão.

É inspirador encontrar mostras de uma energia tão forte no interior. Nosso "interior" fica revigorado!

Nenhum comentário: