sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Espectador

A paternidade nos transforma de muitas maneiras.

Nossa perspectiva muda, temos agora uma preocupação com alguém mais, uma série de planos surgem desde a primeira notícia recebida.

Sabemos da importância de nossa participação, na concepção e na futura educação, no acompanhamento de uma nova vida. É responsabilidade enorme!

Porém, durante o período da gestação, em diversos instantes, a minha sensação é de espectador. Sou consciente de minha importância antes e depois desse período, mas a impressão é de que neste momento a mulher está com todo o trabalho e a nós homens só nos resta assistir.

Eu fico a observar as mudanças na minha esposa, a esperar as notícias de um novo exame de ultra-som, a colher um pouco de instrução sobre a nova fase em nossas vidas.

Esse estado todo de observação me propicia muito tempo para reflexões, encanações, inquietações... Como será? Serei um bom pai? Mudaremos para onde? Como serão os cuidados? Como me verá um dia?

Ainda bem que recobro a consciência em pouco tempo e lembro de assisti-la, a minha esposa, lhe dando apoio, carinho e condições para esse período divino, mas delicado. Consigo me tornar menos espectador.

O que realmente não consigo é ser menos expectador!

Nenhum comentário: