quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Kindle

Livros têm características insuperáveis.

Refiro-me a livros de papel, ferramentas tecnológicas existentes há milhares de anos, sem grandes alterações em sua concepção básica.

As tintas são melhores, o papel mais refinado, sua durabilidade é maior, são resistentes a pragas, mas continuam sendo palavras impressas em um meio físico, fáceis de transportar (na grande maioria) e relativamente acessíveis a quase todo cidadão.

Conta ainda o lado poético do mundo bibliográfico. O cheiro das páginas é diferente para cada um deles. Folhear tem seu ritmo em cada caso, possuem um tato particular. Sua imagem, sua capa, se associam a memórias e sentimentos.

Porém, para mim é inevitável ressaltar minha veia tecnológica. Prefiro documentos digitalizados a arquivos em papel. Faço anotação em documentos digitais. Desenvolvo profissionalmente objetos digitais.

Do ponto de vista de ocupação espacial, preservação e segurança, o mundo digital tem seus atributos insuperáveis. Há muito tempo aguardo uma boa alternativa ao livro tradicional. Jamais para substituí-lo, mas para ocupar as lacunas ou aprimorar o armazenamento e acesso de informações textuais.

A Amazon lançou recentemente um bom candidato: o Amazon Kindle. Com possibilidades de transporte, adequação visual e conexão a lojas digitais, ele possui uma série de inovações e tecnologias recentíssimas.

Fica a dever na questão do preço e das discussões quanto a direitos autorais. Muito mudará e o futuro é extremamente incerto. Tantos outros já tentaram, mas a maior livraria digital do mundo tem grande chances de acertar a mão...

Nenhum comentário: