terça-feira, 27 de novembro de 2007

Herança

Certa vez, eu ouvi uma bela metáfora sobre os ensinamentos paternos.

Ela dizia que nossos pais colocam uma série de valores em nossa mochila, durante a infância. Uma vez adultos, escolhemos os itens para continuarmos a carregar, fazemos nossa seleção.

O tema do filme Um Bom Ano, com Russell Crowe, gira em torno do legado passado por nossos "mais velhos".

Russell Crowe interpreta um inglês, criado por um tio radicado na França. Na infância vive e ganha momentos para sua "mochila". Na vida adulta, apresenta aqueles valores escolhidos por ele.

Sua escolha são os possíveis afastamentos de seu tio, mas tudo muda quando ocorre seu falecimento. Para resolver as burocracias da herança, o sobrinho volta à França e é obrigado a se defrontar com todos os itens de sua antiga "mochila".

Adicione à história um enredo pautado pelo vinho local e do terroir de seu tio. Além disso, a convivência de ingleses e franceses, povos de conhecida divergência cultural, mais alguma personagem americana, para mexer o caldo de vez.

Uma poesia filmográfica sobre a construção de nosso arcabouço moral, transmitido pela família e os mais próximos. A crise do crescimento e o enfrentamento do mundo externo. Diversão e emoção garantida!

Nenhum comentário: