sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Registros

Desde os tempos das cavernas o ser humano registra graficamente sua história, suas idéias, seu olhar do mundo.

A própria escrita não deixa de ser uma forma gráfica de solidificar as palavras, torná-las concretas.

O desejo do registro culminou na avalanche de câmeras espelhadas pelo mundo, hoje acessíveis a grande maioria das pessoas, com o advento dos equipamentos digitais.

Em alguns lugares ocorre uma verdadeira profusão, e confusão, de pessoas "armadas" com suas lentes, registrando tudo a sua frente. Parecem a velha piada estereotipada de orientais com jeito de turistas e equipamentos no pescoço.

Um dos registros mais comuns são os álbuns de família, com fotos e mais fotos de fatos de nossa história, principalmente das crianças.

Em um reunião familiar, vimos diversos filmes super-8 que registram a época da infância da minha esposa. As crianças, a família, os eventos, tudo em um carinhoso cinema mudo da família. Verdadeiro avanço com relação aos registros estáticos no papel da fotografia.

Na minha nova família, a onda é levar DVDs graváveis aos exames de ultra-sonografia, para registro das imagens captadas pelo aparelho. O mais difícil é lembrar tudo que o médico explica. Naquele momento, ele descreve um monte de manchas pretas e brancas, dizendo o que são e não são, e você acredita... :)

As imagens comporão uma versão moderna do álbum de família! Já imaginou podermos ver quando ainda éramos um feto? Nossos filhos poderão...

Nenhum comentário: