terça-feira, 13 de novembro de 2007

Robôs

Contaminado pelo bacilo libris viccium, não resisti a comprar os três volumes de "Histórias de Robôs", de Isaac Asimov.

Os volumes são compilações feitas por Asimov, agrupando diversas histórias sobre robôs, das mais diferentes épocas, escritas por vários autores, inclusive o próprio.

Em formato de pocket book é uma leitura cativante, difícil de largar e acessível para os mais diversos públicos. As histórias oferecem um belo apanhado das idéias sobre a ficção dos autômatos.

É surpreendente descobrir que no século 19 já haviam sido compostas peças de ficção sobre o tema. Imaginem o que poderia ser a tecnologia dos anos 1832, 1912, 1934 ou 1940, só para citar alguns exemplos.

Essa coleta apresenta com muita clareza a rica influência recebida por Asimov, para se tornar o grande expoente da área.

Ao ler os contos, se nota a quantidade de problemas propostas nas relações com as máquinas, mas que em sua grande maioria espelham os problemas comportamentais humanos. Afinal, elas são nossas criações e herdam nossos defeitos... É um tanto quanto genético!

Mesmo não sendo uma tradução primorosa, pois dá para se perceber uma série de pequenos probleminhas, ou pequenas questões de estilo, ainda oferece divertidos momentos de leitura.

Nenhum comentário: