segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Pão Integral

Após uma série de pedidos, para passar a receita de pão integral que faço, resolvi postá-la no blog, para facilitar o acesso e permitir o conhecimento da receita por mais pessoas.

Pois é, para os desavisados, este analista de sistemas que vos escreve, metido a blogueiro, envereda semanalmente na arte da panificação. Talvez seja o sangue luso correndo em minhas veias! :)

Pão Integral Caseiro

Ingredientes

. 450 gr de farinha de trigo integral
. 300 gr de farinha de trigo branca
. 30 gr de fermento biológico
. 450 ml de água
. 1 colher de sopa de sal
. 1/2 xícara de café de linhaça
. 2 colheres de sopa de óleo

Preparo

Misturar em uma vasilha as farinhas e a linhaça. Aqueça a água até ficar morna. Não pode ser muito quente! Separe uma xícara de chá da água e dissolva o fermento nela.

Abra um espaço no meio dos ingredientes secos e despeje o fermento dissolvido. Comece a misturar com um garfo e adicione o resto da água, aos poucos, para integrar todos os ingredientes.
Faça o mesmo com o óleo, em seguida.Quando ganhar consistência, comece a manipular com a mão para retirar da vasilha.

Coloque em uma superfície lisa levemente enfarinhada (mesa, pia, etc.). Adicione o sal na massa. Sove-a por cerca de 10 minutos.Se necessário, pode ser adicionada um pouco mais de farinha branca, até não grudar muito na mão. Cuidado com a farinha a mais, pois a massa deve ser ligeiramente pegajosa. O bom pão não tem sua massa extremamente seca, deve ter bastante umidade.

Faça uma bola com a massa e deixe descansar, por cerca de 15 minutos, ou até dobrar de volume. Abra a massa novamente e dobre-a em seguida, repetidas vezes, para arejar a massa. Por fim, abra-a com um rolo e enrole-a como um rocambole.

Coloque-a numa forma grande de pão e deixe descansar. Ela deve preencher a forma e passar de sua borda. Dependendo do tempo levará de 40 min. a 1,5 hr. Também pode ser feito o ‘teste da bolinha’. Em seguida, pré-aqueça o forno por 10 minutos, na temperatura máxima. Com uma faca de fio, faça um corte superficial e longitudinal em cima da massa.
Leve-a ao forno e altere a temperatura para médio (cerca de 230 oC). Asse por cerca de 45 min. Uma forma de saber se já está assado é puxar a forma e bater embaixo. Se o som for oco está assado. Retire do forno e da forma imediatamente. Deixe esfriar sobre uma grelha, coberto por um pano.

Dicas

Depois de dominado o processo básico, ou seja, acertado algumas vezes, algumas alterações podem ser feitas, de acordo com o gosto do freguês. :) Por exemplo, pode ser substituída 150 gr de farinha de trigo integral por 150 gr de fibra forte (encontrada em lojas de produtos integrais). A fibra forte deixará a massa mais granulada.

Outro alteração é adicionar uma xícara de chá de aveia em flocos grandes à massa. A aveia deixa alguns pedacinhos meio ‘crocantes’ no pão. A massa também pode ser dividida em pãezinhos menores, alterando-se então o tempo de forno (menos tempo) e assando-os sobre um grelha.

Nenhum comentário: