terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Coincidências

Coincidências produzem dias divertidos.

No final de semana, eu lia um texto sobre filosofia, que mencionava a influência de David Hume no processo de elaboração da Teoria da Relatividade, por Albert Einstein.

Por acaso, um amigo vinha estudando Hume e fiz questão de mencionar sobre o fato. Ele desconhecia o ocorrido e mal pude sentar na cadeira, lá estava um link se referindo a questão.

Resolvi procurar um pouco mais e descobri outros trabalhos a investigar as influências de Einstein, nos mais diversos aspectos. Entendi um pouco mais o significado de "enxergar sobre ombros de gigantes".

Depois de muitos textos estrangeiros, decidi pesquisar algo em português, afinal temos cientistas gabaritados para tanto. Encontrei um texto excelente, apesar do design da página não ser dos melhores. Felizmente! Conteúdo sobressaindo à imagem.

Após ler, me interessei pelo autor e encontrei um antigo professor meu, do curso de Física. Henrique Fleming estava lá, na memória e na Web, sendo resgatado como uma grata lembrança, da sabedoria dos verdadeiros doutores mestres.

Pude me atualizar, descobrindo que já se aposentou (ou quase), do alto dos seus mais de 70 anos. De qualquer forma, atualizado diariamente (segundo notas), o site transborda a vivacidade daquele professor de há quase 20 anos.

Dali pude conhecer o site da Academia Brasileira de Ciências, da qual ele obviamente fazia parte. Lá re-encontrei outro professor, também dos grandes mestres, Ernest W. Hamburger. Importante educador, há muito tempo se preocupa com o ensino e a divulgação da ciência.

Quanto que eu não conheci naquela época. Voltando, as páginas trazem enorme conteúdo, de técnicos a extras, com referências e vasto material de estudo. Um deleite, para suscitar saudades e boníssimas lembranças, além do gostinho de quero mais. Aliás, é impagável o clique na foto pessoal do autor. Só clicando para entender...

Citações como o "Livro dos Porquês", e oportunos comentários, levam ao contato com o espírito jovial de seu discurso. Em "Textos não-técnicos", encontramos opiniões balizadas de quem viveu (e vive) a ciência, podendo olhar a vida. Em "Páginas pessoais" e "Outros links", um guia virtual com o olhar pessoal de um grande cientista.

Dentre tanto conteúdo, um me chamou muito a atenção. Seu discurso de paraninfo, para a turma de Ciências Moleculares de 2003, curso que ele ajudou a idealizar e concretizar. Um última aula de maestria, atestando a tão acertada escolha do homenageado.

Um turbilhão de visitas e contatos num único dia. Coincidências que, se estimuladas, poderiam render horas a fio de leitura e diversão. Alguns chamam isso de sincronicidade. Fiquei a pensar se em meio a tantos felizes acasos, quem sabe hoje ele não acaba lendo este post...

Nenhum comentário: