terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Bolo

Hummmmmm, que delícia um bolinho caseiro!

Sabe aquele bolo bem básico, sem grandes incrementos, sequinhos e saboroso? Difícil resistir a uma bela fatia desta verdadeira iguaria.

Melhor ainda acompanhado de um cafezinho, para fazer o complemento. Daqueles pares inseparáveis, na linha corda e caçamba. Não vale nem xícara pequenininha...

Mamãe sempre foi boleira. De fazer vistosos bolos de festa, com decoração e tudo mais. Hoje em dia, já não se anima tanto. Uma decorada com garfo fica mais do que suficiente.

Agora, os bolinhos simples, pã0-de-ló mesmo, os faz insubstituíveis. Impressionante a destreza com que ela prepara um rapidamente. E eu nunca a vi errar a mão.

O papo de degustá-los com café, após a refeição, aprendi com a família da minha esposa. Delicioso término de almoço de Domingo, para quem está longe de querer terminar.

De todos os sabores, engraçada foi a minha descoberta do bolo de fubá. Desde a infância, não podia nem pensar no dito. Coisa de criança, levada por muito tempo. Desagradava uma sensação granulada, atribuída ao fubá menos refinado.

Eis que um belo dia, uma prima convida para um cafezinho. Com toda presteza do mundo, fez um bolo especial para oferecer às visitas: bolo de fubá! Sem muitas alternativas e não querendo fazer desfeita, provei... e aprovei.

Como somos bobos em algumas questões pela vida. Carregar as impressões infantis e nos privar de experimentar novos sabores. Experimentei e agora faço dele um dos meus prediletos. Um dos porque seria injustiça eleger apenas um, dentre tantas variedades.

Às vezes, até sair do padrão vale a pena. Bolo de cenoura normalmente é coberto de chocolate. Já experimentou sem a cobertura? Sei lá se é por gostar de cenoura, mas acho o paladar mais interessante assim. O chocolate parece dar uma escondida em qualquer outra sensação.

Frapê, sabor de coco ou laranja, aipim, maçã com canela, ou aquele que preferir, desconheço alguém que não aprecie, pelo menos um deles. Mais do que as muitas fatias possíveis, indescritível o prazer de partilhá-los e jogar um boa conversa fora.

2 comentários:

Fer Guimaraes Rosa disse...

Oi, por favor voce poderia retirar a minha foto do bolo do seu post. Minhas fotos nao sao para uso publico e esta ainda esta lincada no meu servidor, o que eh um pouco pior, pois voce esta usando a minha banda.

obrigada,

Evandro disse...

Fer,

Desculpe o inconveniente.
Foto retirada.

Um abraço,