terça-feira, 14 de outubro de 2008

Participação

Participar é fácil.

Muitas vezes, mais do que se possa imaginar. Vejamos o exemplo do meio ambiente, com todos os seus problemas de degradação ambiental, desmatamento e poluição.

Em geral, atitudes cotidianas, mesmo em pequena escala, contribuem para formação de um significativo contingente de efeitos. Verdadeira "salvação em escala", a colaboração individual ganha características multiplicadoras.

Porém, quando o assunto é reflorestamento, por exemplo, nos sentimos inaptos a contribuir. As dimensões da tarefa parecem escapar de nosso alcance.

Lembramos de ONGs internacionais, atuantes em diversos nichos, com poder político e social para grandes mobilizações. Estruturas e financiamentos de porte para projetos proporcionalmente grandes.

Também está em voga a contribuição de celebridades, como modelos, cantores internacionais ou atores hollywoodianos, a dispender um pequeno pedacinho de seu quinhão pelo bem da floresta. Sua singela contribuição financeira, ou de imagem, move montanhas.

Mas nem tudo ocorre somente assim. Pobres mortais também contam com alternativas plausíveis. Organizações como o Instituto Educa apóiam cidadãos interessados em participar de programas de reflorestamento.

Se a pessoa possuir uma área em seu sítio, um casa de final de semana com terreno disponível, poderá obter mudas e orientação para se engajar na recuperação da Mata Atlântica. Engenheiros florestais indicados não cobrarão pelo serviço, ficando apenas a seu cargo a contratação de mão-de-obra para o plantio.

Uma possível empresa para prestar esse serviço á Coopflora. O trabalho para poucos milhares de mudas ficará em torno de R$ 5.000. Se considerado como investimento em sua propriedade, ecologicamente engajada e saudavelmente enfeitada e preservada a partir de então, não é algo surreal.

Caso as condições financeiras, ou territoriais, forem mais modestas, há a iniciativa do Click Árvore. Com o esforço de um dedo e um mouse você pode colaborar. Pequenos ou megalomaníacas, oportunidades de engajamento não faltam. Falta só escolher uma.

Nenhum comentário: