terça-feira, 7 de outubro de 2008

Freecycle

Sabe aquela torradeira encostada? Freecycle nela!

Quem nunca teve um item em casa sem destino, inútil, apenas ocupando espaço. Inútil somente para quem não mais o usa. Certamente ainda útil para muita gente.

Roupas
e afins normalmente são doados a alguma instituição de caridade. Desde que em bom estado, farão a alegria de muitas pessoas!

Agora, um brinquedo antigo ou eletrodoméstico meio ultrapassado, nem sempre é passível de fácil e adequada destinação.

Fazendo jus a sua fama de 1.001 utilidades, a Internet propiciou o surgimento de um grupo especializado em dar e receber objetos usados: o Freecycle.

Nos idos de 2003, por causa de uma cama velha, Deron Beal acabou arranjando uma interessante forma de incentivar um dos 3 Rs da conservação ambiental, a reutilização.

Espalhada por todo o mundo, já temos representantes em terras verde-amarelas, há cerca de 2 anos. Com alguns milhares de usuários, está presente em uma dezena de cidades brasileiras, incluindo São Paulo, Santos, Rio de Janeiro, Porto Alegre, dentre outras.

A finalidade do serviço é reduzir a quantidade de resíduos pelo mundo, promovendo a reutilização de objetos o maior número de vezes possível. Os objetos disponíveis vão de livros a computadores, geladeiras a material de construção.

Para participar, basta se inscrever no site e procurar um grupo em sua região. Então é só pedir! Cuidado com exageros, pois a moderadores para prevenir a formação de uma imensa rede de pedintes. Quem pede é convidado a doar também.

O foco não é caridade. Seus participantes fazem parte de um público variado, sem restrição. Estudantes, donos de pequenos negócios, empregados privados, todo e qualquer ser humano disposto a participar deste "mercado das pulgas", sem preço, sem lucro.

Lucram apenas o ambiente e a colaboração, bem ao gosto das vertentes de redes sociais atuais. Além disso, sempre é bom dar uma revisada em nossas casas. Às vezes só percebemos o problema em épocas de mudança residencial. E, então, já encontrou algo para doar?

Nenhum comentário: