segunda-feira, 13 de outubro de 2008

AdSense

Começaram a exagerar...

Cerne da estratégia da Google, o AdSense é a cereja do bolo de seu sucesso. O serviço de apresentação de anúncios permite o compartilhamento de receitas entre a gigante das buscas e empresas de todos os portes.

Os pequenos banners apresentados em resultados de busca, ou páginas de associados, viabilizam a miríade de serviços gratuitos oferecidos pela empresa a qualquer pessoa no mundo.

Dentre os diversos diferenciais do serviço, o acerto em se adequar às visitações ocorridas, com relação ao assunto a apresentar, é de deixar qualquer um pasmado.

No final das contas, ninguém se incomoda em ser exposto a algumas mensagens publicitárias, em troca de serviços de qualidade e rapidez comprovadas. Esse "não incômodo", produzido em larga escala, prove dezenas de bilhões de dólares de receita a eles.

Paulatinamente, a intenção certamente é espalhar os textos comerciais nos mais diversos recantos do universo googleano. Vez ou outra, percebemos a possibilidade em algum lugar do Orkut, Youtube ou Maps.

Acontece que agora resolveram aportar em outras praias, mais inusitadas. Lançam o serviço de propaganda em games on-line, o Google In-Game Advertising. Isso mesmo, em meio a jogos disponíveis na rede podemos topar com alguma propagandinha marota.

Em sua página de apresentação, há um vídeo para demonstrar um pouco dos novos recursos disponíveis. A divulgação conta também com uma lista de renomadas empresas que já embarcaram na nova onda, como a Playfish, a Konami e outras.

Já pensou, em meio a uma acirrada disputa, no momento de saltar de nível, surge uma propaganda qualquer! Ou então, quase no momento de bater um recorde, e deixar seu nome nos anais da história :), oferecem a venda de algum produto.

Sei que não será bem assim. Bem menos intrusivo, a proposta procurar colocá-las em momentos de acesso ou definição de configurações. Apenas avalio que em lugar tão lúdico, dedicado a jogar fora um pouco de tempo, um certo "spam" visual é um pouco de exagero. Veremos...

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