domingo, 12 de outubro de 2008

Crianças

Feliz Dia das Crianças!

Sejam da idade que forem... Todas as crianças sintam-se abraçadas! Que estejam repletas do amor e da proteção merecidas.

Celebrar as crianças em um dia do ano é celebrar novamente a vida. Vida tão relegada em tempos agitados, turbulentos, globalizados e um tanto quanto loucos.

Há ícone mais perfeito da energia vital presente no universo do que as crianças? Como gostam nossos amigos lusitanos, os "miúdos" são a expressão máxima do carpe diem.

Sem preocupação com o amanhã, seu desafio cotidiano é desbravar o mundo. Bem pequenos, através de suas mãozinhas e bocas, olhares atentos a tudo em seu redor. Aqui em casa brincamos que nossa pequenina está fazendo "download" da vida com suas janelinhas da alma.

Já um pouco maiores, enfrentam a vida com a experimentação, com a ousadia, de quem procura descobrir os meandros da existência através da tentativa e erro. Testam todos os limites, até o limite do enfrentamento paterno, lá pela adolescência.

De qualquer forma, é inegável que enfeitam e alegram o jardim de nosso cotidiano. Exalam o perfume da alegria, da jovialidade, do espírito supremo do universo, mesmo nos momentos mais "ranhetas".

Perco-me até no chavão, mas ninguém deveria esquecer seu espírito infantil. Toda essa profusão de ímpeto pelo ser. Defendo a ferro e fogo essa idéia... Meu afilhado, hoje com quase 14 anos, ainda ganhou presente neste dia.

Pode ser um pacote de guloseimas, mesmo porque seria o "maior mico" o padrinho aparecer com um brinquedinho, mas a intenção é lembrar. Celebrar o ser criança e não sentir vergonha. Crescer sem colocar a alegria e o amor de lado.

Em tempos de pânico econômico mundial, vemos as apostas feitas pelo mundo. Fiaram seu futuro apenas na ganância e no acúmulo. Talvez devamos lembrar, com o exemplo dos homenageados de hoje, melhores valores para confiarmos em nosso futuro, como a amizade e a fraternidade.

Nenhum comentário: