sábado, 4 de outubro de 2008

Geotagging

Privacidade, sei... Sorrateiramente se esvai!

Alie telefonia celular abrangente, tecnologia GPS acessível, Internet em qualquer canto e teremos uma mistura potente para brincar com localização em tempo real.

Geotagging é uma dessas manias do momento. Etiquetar tudo com sua posição geográfica. Brincar de Deus, com jeitão humano, meio criança, de colocar plaquinhas pelo planeta.

Etiquetar coisas, fotos, lugares se tornou insuficiente. Saciar a ânsia do carimbador maluco só mesmo etiquetando pessoas ou a si mesmo!

Diversos serviços Web 2.0 provêem os mecanismos. À distância de um clique e um pouco de vontade. Vai saber se por necessidade de exposição, popularidade em alta ou necessidade profissional extrema.

No Plazes, você pode compartilhar sua localização atual. Integrado com vários outros serviços como Facebook, Blogger e Wordpress, contatos de sua confiança pode saber onde você está.

Um dos principais exemplos da nova tendência, o site tem apoio da Nokia (continuamente conectando pessoas!) e já foi notícia no New York Times. Com ele sabemos que está por perto e quais eventos ocorrem próximos a nós.

Deseja ilustrar suas andanças com fotos e vídeos, acompanhados de seu posicionamento? O GyPSii oferece uma solução. Acessível por celular, propõe o registro de sua vida através de seu pequeno avatar tecnológico. Um registro incessante e autobiográfico. :)

A solução brazuca vem com motes de Twitter. Batizado de "Onde Estou", promete os mesmos recursos de registro e rastreamento. Cadastro simplificado, integração com o Orkut, componentes bem a gosto dos fregueses tupiniquins.

Aplicações variadas podem ser imaginadas para tais tipos de informação. Que tal dicas de alguém que já conhece um lugar? Será bom para trabalhar? Um encontro ocasional facilitado com um amigo? E propaganda direcionada geograficamente?

Passear pelos sites semeia idéias mil. Há vários que merecem menção: Pelago, BrightKite, Whereyougonnabe, Wayn, TripAdvisor. Difícil é conseguir tempo para se cadastrar em todos, experimentar e escolher! Ou usar todos?

Ares de Grande Irmão voluntário! Quem diria, por qual motivo seja, iríamos nos dispor a tanta exposição, a tanto controle, de certa forma. E existem tantas organizações no mundo preocupadas com a privacidade... Revoluções culturais e comportamentais. Quais os limites entre o público e o privado?

Nenhum comentário: