sexta-feira, 27 de julho de 2007

Volatilidade

O investimento no mercado de capitais pode ser encarado por duas perspectivas.

Podemos nos imaginar como sócios das empresas, investindo nosso capital nelas e contribuindo para seu suporte, sendo certa forma de contribuição com a própria economia do país. Seremos empreendedores! Ou no mínimo patrocinadores de empreendedores...

Outra abordagem é do aproveitamento de oportunidades financeiras, com a compra de papéis desvalorizados, possivelmente promissores, e sua posterior venda com lucro, de acordo com seu desempenho no mercado. Estaremos especulando! Ou no mínimo aproveitando o momento ruim de alguns...

A virada do mercado nos últimos dias, após um longo período de bonanças, me parece mais associado a segunda perspectiva. Estou longe de ser um analista financeiro do mercado, mas os próprios analistas especializados não vêem problemas nas empresas para justificar tal desvalorização.

Tudo parece ocorrer por possíveis movimentos da economia americana, fazendo os 'investidores' moverem seu capital para onde o retorno é mais interessante e garantido.

Capital (dinheiro) não é criado, nem consumido espontaneamente. Se falta no bolso de alguém, sobrou nos bolso de outro alguém e não no bolso de ninguém. Não deixa de ser uma lei de Lavoisier para a área financeira.

Qual será a melhor lógica para o crescimento da economia mundial? Sempre existirá o jogo de perde e ganha, através de especulação e não de mérito? Quais são as bases morais lançadas por estes mecanismos? A tão mencionada volatilidade é de princípios?

Nenhum comentário: