segunda-feira, 9 de julho de 2007

Empresarial

Muitas vezes desconfiamos do poder das empresas na sociedade, de sua influência econômica. Elas nos parecem muito ricas e acumulando sempre mais, mas raramente sabemos valores exatos.

Na seção 'Janela Indiscreta' da revista Época, dessa semana (nro. 477), pude ter uma idéia desta dimensão, com a divulgação de algumas informações provenientes da Bovespa.

Foi feito um comparativo do valor das empresas com o PIB do estado brasileiro e de alguns estados, em particular. O resultado é o seguinte:

Bovespa = PIB do Brasil
Petrobrás = 1,3 vez o PIB do Rio de Janeiro (estado)
Vale = 1,4 vez o PIB de Minas Gerais
Itaú e Bradesco = PIB do Paraná
AmBev = 1,1 vez o PIB da Bahia

São números expressivos! Desconheço esses relações pelo mundo afora, mas estes devem ser significativos em qualquer lugar.

Estaremos presenciando a formação de um novo e real poder? Afinal, ao menos do ponto de vista econômico, este grupo de empresas já possui economias iguais ou maiores do que seu próprio governo.

Haverá num futuro distante, ou talvez nem tão distante, uma nova configuração social na qual o estado perderá totalmente sua importância? Ainda existirá estado no formato conhecido atualmente?

Nenhum comentário: