quarta-feira, 18 de julho de 2007

Rastreio

Notei nos últimos tempos certa obrigatoriedade de instalação de sistemas de rastreamento em carros, quando segurados por grandes companhias de seguro.

Num primeiro instante me parece bem lógico, afinal em caso de roubo é relativamente fácil a localização do veículo, com conseqüente redução do prejuízo, apesar de alguns relatos de conhecidos com problemas nessa operação.

É fato também a não redução dos valores dos seguros, frente a redução obtida com essa nova estratégia.

Ao menos o sistema poderá ser utilizado para melhorar os serviços das seguradoras, com relação ao atendimento em outros aspectos oferecidos. Por exemplo, nos serviços de socorro 24 horas, fica mais fácil localizar o usuário para seu atendimento e evitar problemas de comunicação em situações de emergência.

Por outro lado, as seguradoras podem rastrear os veículos o tempo inteiro e saber exatamente por onde se locomovem em suas regiões. Como é tratado o direito a privacidade? E se os dados forem usados para questionar determinados sinistros frente a região de utilização informada em contrato?

Nenhuma das informações está muito clara, nem foi objetivamente divulgada, apenas foi imposta a instalação sistemática dos sistemas. É melhor ficarmos de 'radar' ligado...

Nenhum comentário: