quarta-feira, 11 de julho de 2007

Tecnologia

A tecnologia médica evolui continuamente e nos surpreende com as mais diversas inovações. Uma das mais recentes noticiadas é uma cirurgia para tratamento do Mal de Parkinson.

No dia anterior ao procedimento principal, são introduzidos cinco parafusos de titânio no cérebro do paciente, para servirem de guias durante a cirurgia, e se evitar o uso de um capacete de metal para armação, algo muito menos prático.

No procedimento principal, com o paciente acordado, são feitos furos no seu crânio, por onde serão implantados os eletrodos, componentes essencias do 'marcapasso neurológico'.

Durante a instalação, o paciente é constantemente testado e, através de seu feedback, é possível avaliar se algo está sendo prejudicado, ou não. Depois de corretamente posicionados, o computador para controle dos eletrodos é implantado embaixo da pele, próximo a clavícula, algo nem um pouco confortável no pós-operatório.

Todo o processo pode não ser um sucesso, mas é uma tentativa para amenizar as consequências da doença. Algumas pessoas avaliam ser preferível a não fazer nada para combatê-la.

Ainda bem que a medicina humana evolui tanto, não? E pensar que os Incas, a cerca de 3.000 anos atrás, praticavam trepanações para resolver problemas de saúde das pessoas...

Nenhum comentário: