sexta-feira, 20 de julho de 2007

Coleção

As pessoas colecionam de tudo, de tampinha de refrigerante a papel de bala (sem a bala, diga-se de passagem), de pétalas de flores a moedas antigas.

Reproduzem constantemente a capacidade humana de reconhecer padrões e catalogar. Assim começou nossa ciência e assim vamos exercitando nosso 'dom'.

Colecionar exige certa disciplina, organização e paciência. É verdade que nem todos as exercem, mas suas coleções se tornam amontoados de tranqueiras.

Garimpar é importante. Procurar o diferente, a peça rara do conjunto e toda peça deve ter exercido sua função. O livro foi lido, o cd escutado, o refrigerante bebido! Se o objeto não exerceu sua função não tem história, perdeu seu valor.

Talvez haja nesse hábito alguma herança primitiva, cravada em nossos genes. Certos animais também colecionam, mas normalmente têm mais função para suas coletas. Para nós normalmente é apenas diversão!

Experimente, mas se prepare, pois é viciante. Aliás, cuidado com o vício. Eu atualmente coleciono até pedaços de minhas idéias, em meu blog...

Um comentário:

René disse...

Muito interessante esse negócio de colecionar idéias. acho que pode ser uma das definições de um blog. Escrevo também para dizer que finalmente atualizei meu blog, depois de dois meses... trabalho com comunicação e não consigo atualizar meu blog... casa de ferreiro...