quarta-feira, 25 de julho de 2007

Supercalifragilisticexpialidocious

As idéias presentes na teoria da evolução memética, proposta por Richard Dawkins, muitas vezes nos deixam supresos, ou em dúvida, quanto as possibilidades aventadas.

Como outras tantas teorias, em meio ao seus memes, ficamos a busca de algum sinal de factualidade, algo de apoio no discernimento pela comprovação ou contestação.

Parece-me plausível a evolução das idéias, permeando as mentes humanas através do tempo e se selecionando, tal qual a evolução das espécies.

Muitos desses memes 'grudam em nosso cabeça' no dia-a-dia, sendo comum a dificuldade em nos livrarmos dele. Sabe aquela musiquinha cantada por alguém que depois você não consegue esquecer?

Porém sempre atribui certo peso a familiaridade anterior com tais memes, ou seja, já conhecia a melodia, estava relacionada a alguma memória minha, e dessa forma ela me atingiu mais facilmente.

Nessa semana pude observar um fato novo. Um meme apresentado a alguém, não familiar com ele, apresentou os mesmos efeitos na pessoa. Ela se encantou e passou a reproduzí-lo!

Está certo que se tratava de um clássico... É a cena de Mary Poppins, onde Julie Andrews canta a música Supercalifragilisticexpialidocious. Ao pesquisar mais, verifiquei a quantidade de referências a esta expressão, demonstrando ainda mais a força deste meme (seção "Allusions in popular culture", no artigo).

Pois é, se desejar experimentar, os links estão aí. Só não me venha culpar depois e dizer que não avisei... :)

Nenhum comentário: