quinta-feira, 5 de julho de 2007

Baleiro

Estou longe de ser saudosista, mas hoje me fizeram lembrar de algo muito legal, lá num passado já remoto: o baleiro!

Eram bons tempos, juntávamos trocadinhos por um tempo, em moedas ganhas do tio, do pai, de algum parente.

Quando julgávamos ter o suficiente, ou quando tínhamos vontade e fundos, bastava ir a venda da esquina e se maravilhar em frente ao baleiro.

Com toda sua infinidade de cores, das mais diversas embalagens de bala, ele nos encantava com seu girar mágico. Vê-lo rodar possuía aromas até hoje não esquecidos. Tenho até a impressão de ouvir o antigo jingle das Balas Kids.

Escolhíamos uma de leite, outra de hortelã, mais uma de morango e talvez uma de tutti-frutti (demorei algum tempo na vida para entender a palavra "tutti-frutti"). Saboreá-las depois era uma festa, entre todos, pois íamos de turma comprá-las. E eram apenas 4 ou 5 balas!

Hoje é comum ver crianças levarem do supermercado um saco de 300 gramas de balas, todas do mesmo tipo, por apenas R$ 1,00 e provavelmente não dará tempo de chegar em casa. Estará acabado, já terão devorado todas...

Extinguiram-se alguns valores, não sei se farão falta, ou não, mas se extinguiram. Que ao menos a extinção seja pela substituição por outros tão singelos, doces e bons...

Nenhum comentário: