quinta-feira, 26 de julho de 2007

E-móvel

Realizei um grande sonho, compartilhado por muitos brasileiros: comprei minha casa própria!

É uma casa espaçosa, com muitos quartos, área de lazer e muito conforto. Também está bem decorada e, espero, com muito bom gosto.

O único problema é que eu não lembro exatamente em qual ilha ela está. Ah, sim, meu primeiro imóvel foi adquirido no Second Life, digamos tratar-se mais de um e-móvel (ou seria e-imóvel?). :) Pois é, como é simples e fácil realizar um sonho naquele lugar!

O mundo virtual revela mais da psicologia atual do que poderíamos imaginar. Passear pelo Second Life nos dá uma pequena idéia do fascínio exercido por essa tão nova novidade. Não sei se é um pouco adolescente esta mania, mas a quantidade de pessoas passeando por lá causa certo impacto.

São milhões de pessoas, acomodadas em seus lares (os reais), conectadas e vivendo virtualmente. Fica uma sensação de fuga em massa... Da troca de uma realidade bem real, com todas as dificuldades e belezas da natureza concreta, por um mundo controlável e previsível, sem grandes riscos, com soluções de conflitos ao alcance de um simples login ou logout.

Já se pode comparar esse mundo virtual a uma nação, com moeda, economia e governo, em crescente expansão e com uma gama de possibilidades consideravelmente grande. Possivelmente não será muito efêmera, pois muitas empresas começam a utilizá-lo comercialmente.

Na balança do real e do virtual, precisamos é de equilíbrio. O ser humano se expressa da mais diversas maneiras e cada nova expressão enriquece nossa vida. Devemos apenas não nos encantar com nossas maravilhas criadas, a ponto de nos fundirmos a elas e perdemos a visão crítica de nosso caminho, correndo o risco de ficarmos, de certa forma, 'e-móveis'.

Um comentário:

René disse...

Opa! E apenas para dar mais um dado: a empresa que eu trabalho já está lá. Chama-se IDG e na ilha fica um banner passando as nostícias dos canais de comunicação da empresa.