quinta-feira, 12 de julho de 2007

Galaxy Zoo

Há 8 anos contribuo com o projeto SETI , doando tempo de processamento de meus computadores para realizar o tratamento de dados da pesquisa conduzida pelo instituto, na busca de vida extraterrestre.

Nesse contribuição é utilizado o conceito de computação em grid, onde o pequeno processamento de vários computadores unidos ao redor do mundo produz o equivalente ao processamento de supercomputadores.

Hoje me engajei em mais um novo projeto, o Galaxy Zoo. Este projeto pede a colaboração de pessoas ao redor do mundo para identificar visualmente as características de galáxias fotografadas pela equipe de pesquisadores, permitindo sua posterior catalogação.

O bacana é este trabalho ser melhor realizado por seres humanos do que por programas de computador, sendo assim necessário nosso recrutamento. Após um treinamento básico, e avaliação de sua capacitação para tanto, o inscrito já pode começar a trabalhar.

No caso desse projeto, além da colaboração com pequenas porções de trabalho, há a doação da capacidade humana de reconhecimento de padrões, algo ainda não superado pelas máquinas, formando uma espécie de grid humano.

Mais um exemplo de como a cooperação entre os seres humanos poder gerar grandes resultados. Quantos outros 'grids' desse tipo não poderiam gerar outros bons resultados? Em quais áreas? Que tal se engajar? Fica o convite...

A esperança no futuro reside em alguns pontos, em algumas direções: colaboração, doação, bem comum, etc. Sejam eles na área que forem...

Um comentário:

Unknown disse...

Massa, já tem cerca de dois anos que contribuo com o SETI@home e agora passei a participar do Galaxy Zoo também. Tem outro projeto que estou aguardando para participar, o PlanetQuest. Ele utilizará computação em grid para procurar por sinais de planetas orbitando outras estrelas, mas ainda não está ativo.