
Sem eles, nossa civilização não chegaria ao patamar de desenvolvimento atual. Com ela, poderemos estar próximos da extinção de nossa existência.
Dos maiores beneficiados com esta contemporânea dicotomia, o maior produtor mundial de nossos famigerados insumos combustíveis, surgiu a iniciativa de desenvolver alternativas viáveis e concretas de energia.
Os Emirados Árabes Unidos, representado por um de seus 7 países, a maior nação e capital Abu Dhabi, em 2006, lançou o projeto Masdar. Batizado de iniciativa Masdar, ele tem como fruto principal a cidade Masdar.
Projetada para comportar 50.000 habitantes e 1.500 empresas, deverá levar 10 anos para conclusão do projeto, ao custo de US$ 22 bilhões de dólares. Em 2009, já estará completa a primeira fase habitável.
Ambiciosa, a iniciativa busca soluções para as mais prementes questões humanas atuais: segurança energética, alterações climáticas e desenvolvimento humano realmente sustentável. O suporte financeiro é bancado pela abundância financeira do país sede, através de fundos de investimento, com US$ 250 milhões de dólares iniciais em parceira com o Credit Suisse.
Será uma confissão de mea culpa? O peso da responsabilidade pela situação planetária os tocou? Ou é a preocupação com a viabilidade de sua matriz econômica?
Esforço deste porte poderia ser despendido para causas mais pragmáticas, mas a escolhida é tão ou mais essencial. O próprio WWF apóia o projeto, lhe propiciando certo respaldo. Preocupa a muitos que a iniciativa não passe de mais uma luxúria dispendiosa dos endinheirados xeques.
Particularmente, observo no cerne do empreendimento a ocorrência do mesmo recorrente vício humano: intervir. Comumente supomos sermos capazes de alterar a natureza e lhe dar o rumo desejado por nossas carências.
Muitas vezes melhor seria aprendermos a nos integrar mais com nossa grande mãe.
Um comentário:
Nossa! As empresas criam softwares para simular a vida real. Os sheiks criam cidades para simular o "Sim City"!! Esse mundo tá mesmo perdido! É o "Third Life"...
Postar um comentário