quinta-feira, 6 de março de 2008

Geek

Nerd foi um dia alcunha indesejada.

A figura do cara estudioso, meio recluso, era alvo de chacota e perseguição. Em terras tupiniquins, recebia o maldoso acróstico CDF, um tanto quanto intraduzível em posts bem-educados.

Nossa história nos levou a um mundo extremamente tecnológico. Foi um prato cheio para os nerds. Aproveitaram, vieram e venceram! A lista não é pequena. Para citar apenas alguns, os mais óbvios, temos: Bill Gates, Steve Jobs, Larry Page, Jerry Yang...

Com uma nova embalagem, muito mais descolada, a expressão ganhou novos ares e se tornou Geek. Agora muito ligada à computação e Internet, poderia sugerir uma segmentação, certa especialização da modalidade, mas qual estudioso e recluso não tem uma forte ligação com essas tecnologias?

Dentre várias opções de divulgação da cultura Geek, um site bacana é o Geek Culture. Na mais plena manifestação deste universo, lá podemos encontrar um pouco de quase tudo. Utilizando 'net-tecnologias', há blog, loja virtual, fóruns, etc.

A página inicial apresenta o blog. Bem humorado, como não podia deixar de ser, publica posts impagáveis e antenados, dentro da cultura geek, é claro. Por exemplo, no dia 03 de março, foi postado um vídeo que mostra como teria sido a introdução de Star Wars, se o filme fosse lançado 20 anos antes.

Dispensáveis são os chapeuzinhos comercializados na loja, aqueles com hélice na parte de cima. Mesmo remodelados, revisitados com novas tendências, são um reforço ao estilo bocó. Certamente alguém dirá ser apenas uma piada, mas eu não usaria!

Outro item completamente geek é a "The Joy of Tech". Poderíamos traduzir por aqui como "Piada de Computeiro", ou seja, nem sempre sua graça é acessível a qualquer mortal. Se bem que nem sempre é de morrer de rir, mas mais a linha 'boa sacada'.

Seus fóruns discutem as mais diversas vertentes de seus assuntos. Quadrinhos, jogos, tecnologia, mulheres, criatividade, troca de arquivos e tudo mais cabível, se puder ser delineado. Há certo tom adolescente, um tempero de imaturidade. Parece que a semente do seu comportamento brotar de uma energia lúdica, meio pueril, nunca mais esquecida.

Esqueçamos os óculos com grossas armações, o cabelo lambido, o jeito desengonçado. O movimento geek assumiu uma forma muito mais estilosa e engajada. O resto do mundo que se acostume...

Nenhum comentário: