sexta-feira, 28 de março de 2008

Tártaro

Idéias são elementos fascinantemente encadeantes.

No almoço de hoje, ao escolher o molho para meu sanduíche, perguntei ao garçom: "O que vai no molho tártaro?". Qual não foi minha surpresa com a resposta: "Vai molho tártaro".

Entre atônito e confuso, agradeci a excelente explicação e pedi o lanche mesmo assim. Minha colega, que fazia parte do grupo a almoçar, precisou de um controle sobre-humano para não cair na gargalhada ali mesmo.

Mais tarde, a dúvida me assolava. O que poderia haver no tal molho? Já o havia degustado, mas a fome e a estupefação impediram a apreciação adequada dos sabores. Uma pesquisa básica resolveu o meu problema, me apresentando o molho com ovos, azeite, mostarda e condimentos. Quanto mistério, não?

O tal molho me lembrou outra coisa. Afinal, quem são estes tais tártaros? Viajei até a Tartária, n região central da Ásia, para descobrir estarem extintos. Provavelmente seus descendentes rondam hoje algumas regiões do mundo, como Rússia, Japão e Sibéria. Será que eles comiam muito do homônimo molho?

Mas surgiu nova questão repentinamente. Por que o inferno grego era batizado de Tártaro? Vieram tais pessoas das profundezas? O molho é tão ruim que só podia ser feito lá? Ou os batismos mais recentes são por sua característica infernal?

Num arroubo de mais um idéia inquietante, não pude deixar de pensar: Por que a sedimentação dentária tem esse mesmo nome? Acaso é um castigo dos enviados para o reino de Hades? Ou castigo é o aparelho de ultra-som, utilizado pelos dentistas, no combate do mal bucal?

Brainstorming é isso aí. Idéias para cá. Encadeamentos para lá. Algumas anotações e vamos desenhando o pensando, descobrindo essa nossa ferramenta misteriosa. Lembrei até de Mind Mapping, um método até antigo para ajudar na formação da cadeia de nossos pensamentos e possibilitar estudá-los. Vale a pena conhecer também.

Tão pouco tempo e tantos devaneios. É por essas, e outras, que fica possível entender o lema de Glauber Rocha, para o cinema novo: "Uma idéia na cabeça e uma câmera na mão!". Para brincar é só começar. Quanto mais exercitar, melhor fica!

Nenhum comentário: