quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Propaganda

A tentativa de empresas de tecnologia, ligadas a Internet, buscarem um novo modelo de negócios, baseado na exibição de anúncios, já não é novidade.

Há cerca de pouco mais de um mês, eu escrevia sobre o assunto, e já me mantinha atento anteriormente sobre a evolução dessa abordagem de geração de receita com tecnologia.

Novidade mesmo é a adoção por um tradicional representante da mídia impressa, o jornal americano The New York Times.

Na semana passada, através de carta aberta ao público, eles liberaram o acesso ao seu conteúdo, bem como a consulta de toda a sua base histórica.

O serviço que custava US$ 50 por ano, será custeado agora pela venda de publicidade no site.

Uma grande mudança, apesar de que o jornal já pudesse ter percebido esse mercado, afinal eles contam com parte significativa de faturamento oriunda de propaganda, mesmo na versão impressa.

Eis uma tendência passível de propagação por todos os seus pares, concorrentes ou não.

Com o andar da carruagem, devemos dar mais atenção a possível contaminação da qualidade destas publicações, ou outras que futuramente adotem o modelo, pela necessidade de gerar acesso, com conseqüente aumento de faturamento.

Nasceu assim um novo tipo de 'IBOPE'?...

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