quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Extravagância

A capacidade de alguns poucos seres humanos em esbanjar dinheiro em futilidades parece sem limites.

Depois das mansões e carros de luxo, jóias e roupas caríssimas e até mesmo as viagens espaciais, a preços módicos de US$ 20mi, uma nova moda são os submarinos particulares! (Seattle 1000, Triton 1000, etc.)

Com preços bem acima do padrão dos mais caros carrões do mercado, muitos milionários já têm, em seus luxuosos iates, submarinos para divertidos passeios subaquáticos.

Obviamente não lembram em nada seus pares militares. Possibilitam muito conforto e são totalmente personalizados por encomenda.

Pode-se ponderar o fato de o dinheiro utilizado ser fruto de seu trabalho. Dessa forma, estas pessoas poderiam fazer o uso que bem entendessem, como já ocorre com tantos outros itens de ostentação.

Precisamos, isto sim, refletir a ética de seu comportamento, em um mundo de tanta pobreza e tamanha carência.

Mesmo se respeitando a diferença de capacidades, os seres humanos não são tão desiguais em sua condição natural. A imensa desigualdade destacada por estes sinais, nos faz concluir que se sobra tanto de uma lado para tais extravagâncias, deve faltar muito, para muitos, do outro...

Um comentário:

René disse...

bem observado, Evandro. Há mesmo um desequilíbrio que gera essa situação em que vivemos. E acredito que só irá mudar quando o ser-humano deixar de querer levar vantagem sobre o seu semelhante. abs.
PS: usted não vai deixar coments em meu blog?