sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Feriado

Segundo o dicionário Hoauiss, a etimologia de feriado: latim fériátus,a,um 'que está em festa, dias feriados, dias de vaga, de descanso', particípio passado de férìor,áris,átus sumí,ári 'estar em festa, festejar, estar de férias, repousar'.

A julgar pelo movimento de saída da cidade, o último lugar onde a maioria das pessoas desejam descansar é em sua própria cidade. Sua ambiente da vida cotidiana parece ser incompatível com descanso ou festa.

Minha lembrança é um tanto vaga, porém, se não me engano, no passado era um tanto diferente. Muitas pessoas viajavam, mas a sensação era bem diferente de uma evacuação da cidade.

São Paulo certamente tem uma população maior do que na minha infância, os problemas de uma metrópole também são mais complicados. Serão esses motivos suficientes para uma mudança de comportamento? Ou há uma acesso facilitado às viagens, o desejo de conhecer novos lugares?

Ah, sim, havia esquecido... No litoral, destino preferido por muitos, as pessoas não encontrarão filas, trânsito, muitas pessoas, coisas de uma grande cidade. Lá é muito melhor! :)

Nenhum comentário: