segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Anúncios

O segredo do sucesso do Google já não é mais segredo para ninguém. Baseado na venda de anúncios em seus sites, a empresa fatura com a apresentação dos mesmos e promove sua audiência através de parcerias (também beneficiadas com comissões) e bons produtos.

Uma das grandes vantagens do sistema do Google é a aposta na economia de escala. As cobranças por propaganda e as comissões são feitas em pequenos valores, bem reduzidos mesmo, na escala de centavos, mas propagados no grande volume de acesso existente em sua rede.

A tendência se confirma agora com grande sucesso, apesar dos mais de 9 anos de existência, pela a adoção por parte da Microsoft de um sistema similar, dentro de sua área de atuação.

Conhecida por adotar e 'aprimorar' fórmulas de sucesso, a ilustre filha de Redmond, a rainha Microsoft irá distribuir seus softwares 'gratuitamente', em troca da apresentação de anúncios nos mesmos. No complicado e apertado mercado de softwares, a adoção por um gigante de práticas até antigas, afinal o adware já existia, sinaliza a chegada de novos tempos.

Esse modelo sustentado por anúncios há muito também já adotado na TV aberta brasileira. Depender de anúncios implica em fazer a audiência vê-los. Essa necessidade faz o produto ser moldado a audiência. As conseqüências finais já conhecemos...

Nenhum comentário: