segunda-feira, 17 de setembro de 2007

WiMax

O fornecimento de energia elétrica é tão difundido, ao menos em São Paulo, a ponto de desconsiderarmos questionar se é existente em uma residência, no momento de sua aquisição.

Nem sempre foi assim... Em algum momento, alguém começou a difusão de um serviço, tornado posteriormente público, sendo atualmente considerado um comodity.

Conseguir acesso a Internet ainda é uma dificuldade, mesmo em uma grande cidade brasileira. Já foi bem mais difícil, mas sempre há o problema de disponibilidade em determinado bairro, a falha no sinal em outro ou erro na cobrança mensal. Quem já passou por algum desses casos sabe o aperto que é!

Uma solução muito adequada é o padrão WiMAX. Com redes construídas nesse padrão, o acesso será facilitado e, se espera, de qualidade muito superior. Ainda existem barreiras técnicas para sua completa adoção, mas já existem pequenas cidades usufruindo dessa novidade, ou similares, com sucesso.

No futuro, com tamanha disponibilidade de acesso, veremos a aplicação máxima de equipamentos como Phoenix, um rádio IP sem fio. Basta o acesso a Internet sem fio para o equipamento sintonizar rádios disponíveis na Web, em qualquer parte do mundo, com qualidade de áudio digital.

Já temos o conceito de VoIP e IP TV, mas dependentes, em grande parte, do computador para sua utilização. Se mais equipamentos, como o Phoenix, forem desenvolvidos, podemos imaginar um futuro de Internet ubíqua, como as ondas de rádio em nosso cotidiano atual.

Conseguiremos lembrar de como era viver sem...?

Nenhum comentário: