domingo, 2 de setembro de 2007

Atualização

Sempre há uma atenção muito grande dada a atualização profissional, na área de TI, impulsionando-nos a estar freqüentemente atentos e preocupados com nosso aprimoramento constante.

Associei por muito tempo essa frenética necessidade à juventude da área de atuação, ainda em amadurecimento e constante evolução.

Por esse motivo, surpreendi-me com a notícia a respeito de certa estagnação na área de cirurgia cardíaca.

O advento de novos métodos muito menos invasivos, ou até mesmo da evolução do tratamento clínico, fez diminuir a indicação da cirurgia como solução para muitos casos.

Porém, faz apenas 40 anos que a cirurgia cardíaca foi inaugurada. Um geração inteira de profissionais se preparou por anos para pode atuar na área. É longo o tempo de estudo necessário para atuação nessa área. Com isso, uma série de profissionais que apostou há algum tempo na preparação começa a não ver retorno em seu investimento.

Isso nos mostra o quanto é difícil definir o futuro, até mesmo quando tratamos de assuntos muio bem conhecidos.

Como profissional de TI, mais especificamente da microinformática, área com apenas 20 anos de existência, passo a refletir quanto de meu futuro poderei antecipar, apesar de o mercado de atuação parecer duradouro.

Aprimorar-se? Em quê? Ou em quais competências?

Nenhum comentário: