segunda-feira, 16 de março de 2009

Kumo

Kumo? Kumo é que é?

Ainda em fase de testes, a Microsoft mudará seu Windows Live Search, reformulando-o e rebatizando-o para Kumo. Segundo prévias, a palavra é uma composição de "nuvem" e "aranha" em japonês.

Observo recentemente o gigante a tentar retomar o passo e assegurar seu espaço. Passo na frenética evolução das soluções computacionais, espaço exíguo no concorrido mercado de TI para sua enorme corpulência.

Podem dar a explicação que quiserem, mas a escolha desse nome parece a escolha do nome da mascote dos jogos Pan-Americanos no Rio de Janeiro, em 2007.

Quiseram escolher um nome simpático, para agradar o grande público, mas ficou foi bem estranho. Acaba vítima de piadas e trocadilhos, sem atingir seu principal objetivo, de representar a imagem do produto oferecido.

Além disso, essa história de inúmeras iniciativas de buscadores querendo tomar o lugar do Google começa a ficar enfadonha. Promete-se muito, mas no final pouco é entregue. Enquanto isso, o buscador de interface minimalista continua a devorar bytes e mais bytes da Internet.

Até o momento, o site está em testes internos. Aliás, o tal nome é considerado um codinome. Espero que a turma de Redmond esteja mais inspirada no momento da definição do nome final e oficial. De resto, pouco se sabe sobre as novas características da ferramenta.

Conhecendo o histórico da companhia, certamente abarcará boa parte das ideias recentemente apresentadas por novos participantes do mercado. Depois de uma repaginada, com uma boa organização melhorada, será alardeado como a "maior inovação" dos últimos tempos.

Quem sabe, em breve teremos novidades. O mercado não tolera a demora. A onda pode passar e a empresa ficar à deriva. De qualquer forma, a iniciativa me deixa com a pulga atrás da orelha... Será que o mercado de propaganda na rede, impulsionado por produtos como os sites de busca, ainda é um bom negócio?

Nenhum comentário: