segunda-feira, 8 de outubro de 2007

XNA

O nome XNA parece até batizar algum tipo de gene alienígena. Não é, não...

É uma das muitas iniciativas da Microsoft, preocupada em tornar mais fácil, produtiva e acessível a criação de jogos tanto para PCs como para o console Xbox 360.

No mercado milionário de jogos (para computador, console, celulares, Internet...) a gigante do software vem a algum tempo tentando se posicionar.

Depois de uma série de tropeços, seu console se firma como uma boa opção. Com a iniciativa, se pretende estender esse sucesso para todas as áreas envolvidas em games.

Mais do que uma plataforma de desenvolvimento, ele faz parte de todo um conjunto de ações com comunidades, empresas parceiras e a academia, além do fornecimento de um framework completo para a produção de jogos, em diversas plataformas.

O ambiente de desenvolvimento é gratuito, há templates de projetos, IDEs, game components, além de ferramentas para carga e manipulação de objetos 2D e 3D, texturas, etc, mais APIs diversas. O sonho de qualquer desenvolvedor da área.

Mais uma grande lição da gigante de como uma empresa faz para se tornar gigante!

Nenhum comentário: