terça-feira, 30 de outubro de 2007

Pesquisa

A Microsoft já não é mais a mesma!

No passado, ela sempre foi mestre em adotar idéias bem-sucedidas, aprimorá-las e transformá-las em sucesso, apoiados em uma boa divulgação e aproveitamento de sua posição de mercado.

Em muitos casos realizava sua estratégia através da compra de tecnologias imaturas, ou até mesmo da compra de empresas detentoras destas tecnologias. Foi assim com navegadores, ferramentas de escritório e tantos outros produtos.

Nos últimos tempos, ela parece ter perdido o fôlego de se antecipar e não consegue manter o passo, correndo sempre atrás da inovação dos outros. Um dos casos mais recentes é o serviço de busca do Windows Vista.

Pude experimentá-lo recentemente, na minha nova máquina. É um serviço muito eficiente, que cataloga todos os arquivos do computador e permite buscas contextuais. Porém, não realiza nada a mais do que já fazem o Google Desktop ou o Copernic.

Está certo que é muito bem integrado ao sistema operacional, sendo isso uma grande vantagem para a estabilidade do ambiente, mas fiquei decepcionado quando os resultados não contemplaram os arquivos do tipo PDF. Este formato extremamente difundido na publicação de documentos é indexado pelos outros aplicativos do gênero.

A apresentação dos resultados também não é tão prática e objetiva quanto nos seus concorrentes. Eles ficam num meio caminho entre suas antigas linhas do resultado de busca de arquivos e as sintéticas apresentações em HTML dos outros.

Pelo jeito, a hegemonia do Google nas pesquisas em meu desktop continuará presente por um bom tempo...

Nenhum comentário: