domingo, 21 de outubro de 2007

Bahia

"Você já foi à Bahia, nêga?
Não? Então vá!
Quem vai ao Bonfim, minha nêga
Nunca mais quer voltar..." [1]

A Bahia é sincrética, multicultural e muitos outros 'multis' que podemos lembrar. A Bahia é de todos os santos! Caymmi, e muitos outros de seus poetas, a imortalizam em sua arte.

Da sua imortalização surgem lendas... Algumas até nos convencem.

Estive lá há alguns anos. Fiquei maravilhado com suas igrejas e toda a sua riqueza e história. Reconhecida e merecidamente um patrimônio da humanidade! Afinal, se é terra de todos os santos, onde eles teriam melhores moradas? :)

Li esses dias: há em Salvador 365 igrejas, uma para cada dia do ano. Suspeitei que fosse lenda... Numa primeira pesquisa, o número parece ser verdadeiro, ou no mínimo possível. Mas já pensou a dimensão da cidade para comportar tantas construções?

Em meio a pesquisa, encontrei o possível causador, ou propagador da informação: Caymmi! Em sua música 365 igrejas (!) um pouco dessa história é contada, e propagada.

Para informação de todos, segundo a Arquidiocese de Salvador, o número de paróquias é 89. Sendo a informação oficial, não há porque duvidar. Ainda assim é um número expressivo! Na relação da arquidiocese há também as datas de início da paróquias. Poucas são do século XVI, mais precisamente apenas duas. A grande maioria é do século XX.

A polêmica pouco importa. A Bahia continua de braços abertos a todos (sem nenhum cachê, da minha parte) e...

"Lá tem vatapá! Então vá!
Lá tem caruru! Então vá!
Lá tem mungunzá! Então vá!
Se quiser sambar! Então vá!"

Nenhum comentário: