sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Leitura

Ler é uma experiência particular e incrível.

Tudo é muito bom de ler, principalmente quando nos encontramos com artistas da palavra, condutores de nossos pensamentos por idéias e frases volumosas de sentidos e nuances. De artigos a contos, de revistas a livros, de blogs a e-books, um universo de letras percorre nossos sentidos.

Em especial, os romances são os preferidos de muitas pessoas. Sagas ou pequenas histórias, um conjunto de personagens se apresenta para nos envolver em intrincados, ou às vezes singelos, enredos, tramas ou descrições do cotidiano a nos intrigar.

Gosto muito da metáfora ouvida um dia de uma criança, que não gostava muito de ler, mas aprendeu e veio correndo contar: "Sabe, eu fico ali num cantinho, só observando o que está acontecendo e a história se desenvolvendo, me deixando sempre mais curiosa da continuação...".

A simplicidade de uma menininha revela a magia da leitura, em encantar, cativar e não nos largar mais. O bibliófilo brasileiro José Mindlin diz que a leitura é como um bichinho, que contamina e precisa ser passada às crianças. Na infância se ganha o gosto pelo mundo das palavras e lá deve ser cultivado.

O mundo moderno nos traz diversas novas formas de transmitir a leitura: blogs, sites, e-books, etc. Alguns são reativos a idéia e se apegam ao material dos livros. Acredito, e me interesso, mais na força da palavra transmitida.

Em papel ou digital, em muitas linhas ou poucas e bem escritas, em diversas línguas, não importa, com a boa leitura vou ficando no meu cantinho, me divertindo e só observando...

Nenhum comentário: