quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Butão

Podemos discutir muito sobre os danos ou os benefícios causados pela televisão, ou melhor dizendo, pela sua utilização.

Porém, não há melhor caso de estudo do que o Butão, pequeno e bucólico reino encravado no Himalaia, oriundo do poder feudal dos séculos IX e X.

É difícil imaginar um país sem acesso a televisão, mas o mencionado era até 1999. Foi o último país a ligá-la no mundo!

Após 8 anos de existência, muitas conseqüências vêem sendo notadas, nesta região onde outros gadgets tecnológicos não existiam até então (celulares, Internet, etc.).

Antes a praticamente Shangri-la, com sociedade pautada pelo budismo tibetano, com apenas 700 mil habitantes, língua e moeda com nomes para lá de diferentes (zonghka e ngultrum, respectivamente), vivia em uma paz e serenidade 'estranhas' aos tempos modernos.

Seus monges eram líderes, guias da educação e da espiritualidade, referências para todo o povo. A instituição do ensino nos moldes ocidentais causou protestos por parte da população, acostumada a fonte dos monastérios.

Atualmente, são observados diversos distúrbios comuns em outros países, como roubos e alguma violência. As pessoas passaram a perder tempo na frente da TV. Estão se viciando no uso de celulares e devoram informações na Internet. Os próprios habitantes percebem o gênese de uma desestabilização...

Mas nem tudo está perdido... A tentativa de instalação de semáforos na capital (ela ainda não os possui e talvez nem trânsito para tanto) foi rejeitada pelas pessoas do local, pois os consideraram muito impessoais. O guarda de luvinhas brancas no cruzamento permanece!

O ensinamento budista será mais forte que nossa cultura ocidental!

6 comentários:

Anônimo disse...

Deixem estar em sossego quem tem sossego!!!!!!!!!!!!Basta de poluição a todos os níveis...Não queiram poluir o que está puro!!!!!!

Claudiomar disse...

Se é tão bom porque estão aderindo às novidades...??? Assim como nossas famílias agrícolas viviam em paz, amor e auto suficiência... Dignidade e donos de tudo que estava à sua volta. Com a vida URBANA isto tudo acaba... Quase tudo é CONSUMO. Se faz apenas UMA função... É necessário que seja assim para existir o amontoamento humano... A religião, os costumes, hábitos, são CÔMODOS!!! Não incentiva a luta entre o MAL e o BEM que é o que vemos no universo... Com certeza estamos no que chamam as religiões de inferno... Daí paz e amor são utopias, não funcionam... Viva a vida como ela é!!!

Anônimo disse...

A Luta não é entre o bem e o mal, mas entre ignorãncia e sabedoria! Quem puder compreender, Compreenda!

Anônimo disse...

Paz e amor, Não são utopias, elas existem dentro de cada ser humano que acessou a consciência cósmica. Contudo, cada um afirma aquilo que seu nível de consciência permite!

Anônimo disse...

Devemos por sempre em dúvida ou em cheque nosso intelécto! Ele não consegue compreender a totalidade das coisas. Aprendamos a desenvolver em nós mesmo a intuição, que existe latente em cada um de nós. Talves depois,desse desenvolvimento, nossos comentários em relação a diversos assuntos, sejam elaborados com maior cautela.

Anônimo disse...

Se o BUTAO fosse tao bom as pessoas nao usariam calça.