segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Viagem

Na minha infância sonhava em um dia viajar pelo universo, a bordo de alguma nave espacial, buscando novos mundos para habitar.

Certamente boa parte da inspiração vinha do seriado Galáctica, com enredo similar, sobre pessoas em busca de um novo lar, algo como caravanas do velho oeste num futuro distante. Os colonizadores do espaço!

Se nossa tecnologia tivesse evoluído, tanto quanto na história do seriado, teríamos uma alternativa para possíveis problemas em nosso meio ambiente, e uma eventual destruição completa. Pode ser que algumas pessoas ainda guardem memórias da ficção como realidade, ignorando atualmente qualquer recomendação relativa a cuidados ambientais.

Apesar de não termos chegado lá, continuamos tentando. Pelo menos a indústria aeronáutica...

A Airbus anuncia o começo da operação comercial de seus novos A380. A aeronave consumiu mais de 10 anos de projeto e 12 bilhões de euros em pesquisa e desenvolvimento. O novo equipamento ‚ um monstro dos ares, com capacidade de praticamente o dobro de qualquer aeronave atualmente em atividade.

Ele comporta até 850 passageiros, tem quase o tamanho de um campo de futebol e a altura de mais de 20 metros. Em seu interior ‚ possível a instalação de suítes com sala de TV. Com autonomia de 15.000 km, permite uma viagem de São Paulo ao Nepal sem escalas.

O projeto pretende atender a demanda reprimida de vôos comerciais, demonstrada pelo congestionamento de aeroportos do mundo inteiro, seguindo o conceito de levar mais com consumo menor proporcionalmente. É até mesmo uma abordagem mais ecológica do transporte aéreo.

Se unirmos iniciativas desse porte, na questão de tamanho, com iniciativas de vôos sub-orbitais, como da Virgin Galactic, estaremos possivelmente observando o embrião das grandes viagens interplanetárias ou até intergalácticas.

O futuro pode estar muito distante, mas talvez um dia realmente possamos ir "onde nenhum homem jamais esteve"!

Nenhum comentário: