segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Dr. Jekyll

É comum nos espantarmos com as surpresas guardadas em nosso íntimo.

A história do Dr. Jekyll ilustra muito bem essa faceta humana. Nós, seres humanos, somos capazes de quando somos maus, conseguimos cometer barbaridades piores que as praticadas por qualquer outro animal observado, mas ao exercitarmos nosso lado bom, também vamos além de todas as demais espécies, como bem lembrou Frans de Waal, em entrevista a revista veja dessa semana.

Basta atentar ao noticiário e teremos facilmente um sem número de exemplos das barbaridades possíveis, da política até a violência mais crua.

Por outro lado, felizmente não nos faltam exemplos de doação e bondade além de nossa concepção, como é o caso da Toca de Assis, fraternidade católica dedicada ao zelo aos mais pobres. São inúmeros os jovens integrantes, bem jovens mesmo, dedicados a cuidar do povo da rua, e de qualquer outro necessitado, aqui na cidade de São Paulo, por exemplo.

Como na história do médico e o monstro, a luta pela manutenção da face boa parece eterna. A esperança está na resistência do espírito humano pela defesa da vida e do amor, como não cansam de nos mostrar os exemplos de entrega desprendida e altruísta.

Nenhum comentário: