sábado, 4 de agosto de 2007

Perfeccionismo

Em muitos momentos tendo a buscar perfeição no desenvolvimento ou execução de trabalhos. Nem sempre é possível, ou prático, talvez não o seja nunca, pois pode até mesmo não existir.

Hoje observei um gari varrendo a calçada próxima a um parque. Não haveria para mim nada mais desafiador, para me fazer compreender um pouco mais como objetivar a perfeição é, em quase todas as situações, tolice.

Primeiro, ao varrer uma rua, em plena cidade de São Paulo, é praticamente impossível recolher completamente as pequenas sujeiras existentes. Além disso, após terminar um pequeno pedaço, certamente no começo do seguinte, o anterior poderá já estar sendo sujo por alguém.

De certa forma, no dia seguinte, sem dúvida alguma, todo o trabalho estará lá novamente por fazer. Qual remédio ? As condições são e o trabalho tem que ser feito.

Por estar próxima ao parque, a rua não recebe apenas a sujeira das pessoas, mas também as folhas caídas das árvores, um pouco de terra levada pelo vento, ou seja, nem podemos culpar a boa vontade das pessoas em preservar o local limpo.

Não devemos esquecer a perfeição, mas não nos frustremos se não a atingirmos. Somos assim mesmo, aliás a natureza é assim: essa história de perfeição é fruto da capacidade de abstração humana. Ao realizar nossos projetos devemos definir objetivos. Que estes objetivos sejam sempre os mais altos!

Nenhum comentário: