sexta-feira, 3 de agosto de 2007

Superficialidade

Uma hora chegaria: o momento da mea culpa! :)

Fiquemos atentos a superficialidade reinante em nosso meio, em muitas questões tratadas por nós, principalmente no entendimento e emissão de opiniões, sobre os mais diversos assuntos.

Acabamos por disseminar um verdadeiro mal quando nos posicionamos sobre o que não dominamos, sem fundamento, sem critério.

Mencionei a mea culpa, pois nada mais sucinto e superficial do que a postagem blogueira, principalmente a diária, mas vejo esse como o local adequado para isso, mesmo porque isto não é sinal de falta de compromisso, afinal podemos ser cuidadosos e atentar aos nossos limites.

É importante frisar essa característica do blog. É legítima nesse reino de tantos autores, das mais diversas formações e origens, em um meio feito para ser breve. Independentemente dessas questões, não confundamos brevidade com leviandade.

Não podemos é admitir a superficialidade, com os componentes de falta de cuidado, nas fontes de informação formal, ciosas da propriedade e direito a informação. Mesmo com relação a elas vale a consciência de sua falibilidade!

Sendo impossível a determinação de uma regra, ou o estabelecimento de uma obrigatoriedade de responsabilidade, a avaliação criteriosa da informação é responsabilidade de todos os leitores, seja qual for o meio.

Nenhum comentário: