quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Graduação

Há muito se discute o papel da formação universitária na vida dos estudantes.

Também já faz algum tempo percebemos um certo empobrecimento da vivência acadêmica. Muitos dos cursos de graduação parecem escolinhas, onde o aluno vem, assiste aula e 'tira' nota. Talvez não possamos nem batizar isso de vivência...

Existe uma preocupação profissionalizante muito presente nestes ambientes, uma objetificação dos conteúdos buscados na academia. Essa situação já se inicia nos cursos secundários, muitos deles preocupados em 'preparar' o aluno para o vestibular.

Tenho para mim, por influência de excelentes professores da minha formação, que a graduação deve muito mais nos graduar para a vida. Esse momento deve representar algo como um período de maturação, de desenvolver novas lógicas e comportamentos, formar relações com outras pessoas e culturas, enfim um sem-número de novos desafios para o jovem.

Atualmente, muito se lê sobre a necessidade da mudança do ensino, preparando o jovem para nosso mundo dinâmico. Parece-me que se seguíssemos os conselhos de alguns sábios mestres já teríamos muito mais pessoas aptas a aprender a aprender.

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