quarta-feira, 27 de junho de 2007

Jogos

Já faz tempo que os jogos eletrônicos, ou videogames, se preferir, deixaram de ser simplesmente um brinquedo, principalmente para a indústria produtora. Haja vista a própria denominação de indústria...
Muitos dos jogos garantem faturamentos maiores do que muitas outras áreas do entretenimento. Alguns são usados em atividades profissionais, como os simuladores. Sua tecnologia é fomento para desenvolvimento em muitas outras áreas.
Esse fenômeno cultural gerou ao menos duas novas atividades relacionadas, sem precedentes.
A primeira são os esportistas profissionais do videogame. Equipes formadas e patrocinadas por empresas de hardware, com rotinas de treinamento diário e campeonatos premiadíssimos mundo afora. Há muitos brasileiros se saindo muito bem nessa área.
A segunda são as bandas com repertório baseado em temas de músicas de videogame, o chamado gamerock. Já existem muitas bandas desse novo gênero e uma brasileira, a Megadriver, já é uma recordista em número de downloads, superando muitas das mais tradicionais bandas existentes no cenário.
Será essa tendência é mostra de estarmos nos tornando mais lúdicos? Ou nossa sociedade está mais infantil? Ou observamos uma grande fuga, em massa, de parte da sociedade para um mundo virtual?

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