quinta-feira, 7 de junho de 2007

Consciência Tranqüila

Não sei bem ao que se deve, talvez a complexa e diversa formação cultural brasileira (traduzida como o jeitinho brasileiro), mas vemos atualmente uma distorção da moral das pessoas. A distorção que me refiro é certa flexibilidade dada a esta moral.
Um grande problema é que todos tem uma certa consciência tranqüila. Aliás, muitas das pessoas com quem convivemos têm a consciência tranqüila de mais. Todos são um pouco santos, não fizeram nada, não tem culpa nada.
É muito comum se isentarem de responsabilidades por que não sabiam, não participaram diretamente, não exigiram nada, apenas receberam. Refiro-me principalmente aos pequenos ilícitos do dia-a-dia. O estacionamento proibido, o furar a fila, o comprar contrabandeados, o "molhar a mão" de alguém.
Torna-se cansativo ouvir das pessoas que se não souber de onde vem, tudo bem comprar ou receber. Foi dado. O que eu tenho com isso? Não estou fazendo nada de errado.
Essa flexibilização é descabida. É uma idéia perniciosa que mina a estrutura de nossa sociedade.
Como podemos construir algo num meio onde desde que não se tenha participação direta, quase tudo é perdoado.
Quem ainda acredita que podemos dar certo deve batalhar pela correção desse absurdo. Resistamos!

Nenhum comentário: