quarta-feira, 23 de maio de 2007

Alcance

Ninguém dúvida do alcance que as informações publicadas na Internet podem atingir. Porém, quando experimentamos pessoalmente esse alcance parece-me que o impacto é maior.
Ao verificar os acessos a esse blog, deparei-me com estatísticas muito interessantes a respeito de acessos.
A imagem aqui publicada ilustra os pontos no mapa onde ocorreram acessos ao blog. Quanto maior o ponto, maior o número de acessos.
Encontrar pontos marcados em São Paulo não me causa surpresa, afinal eu e a maioria dos meus conhecidos estão por aqui. Alguns acessos na Europa possivelmente são de alguns poucos conhecidos por lá.
Acessos em estados do Brasil afora já são uma surpresa, em tão pouco tempo, provavelmente frutos de mecanismos de busca e similares.
Agora, acessos na América do Norte, não eram esperados mesmo. Quando observei um acesso na China, perguntei-me se alguém leu meu texto. Provavelmente, apenas leu.
Todos esses pensamentos surgiram por causa do alcance no espaço. Ainda nem me conscientizei do alcance no tempo... Quem sabe essas informações vagarão eternamente...
Será assim a eternidade ?

3 comentários:

René disse...

Legal isso, Evandro. Que site você encontra essa informação? gostaria de usar no meu blog...
(reneribeiro.blogspot.com)

Evandro disse...

René,
Essa é fácil!
Eu uso mais um excelente serviço do Google, o Google Analytics.
O endereço do serviço é :
http://www.google.com/analytics/
O exemplo que postei é uma pequena parte das informações que eles disponibilizam.
Aliás, esse mapa é da versão anterior do serviço, que ainda está ativo, mas foi mudada recentemente.

Anônimo disse...

tá certo! só não consigo inserir o bendito código... vou tentando...